Quando precisa de concentração, Rodrigo Barbosa prefere um lugar mais reservado. No escritório onde despacha, acomoda-se em um sofá com o notebook no colo, fones no ouvido e a vista que enxerga além da parede de vidro espelhado do 24º andar de uma das torres gêmeas do São Paulo Corporate Towers, na Vila Olímpia. “Essa paisagem me faz bem”, diz o executivo de 27 anos, que se tornou community manager do TikTok no Brasil em outubro de 2019.
Não conhece o TikTok? Pois deveria. Voltado ao compartilhamento de vídeos curtos, sobretudo de dublagens musicais, danças, clipes e cenas de humor, o aplicativo virou febre entre o público jovem. Segundo a consultoria Mediakix, 60% (720 milhões) de seus usuários ao redor do mundo têm entre 16 e 24 anos.
O sucesso do app chega a superar o do Instagram. Enquanto a plataforma de fotos e vídeos de Mark Zuckerberg somava 1 bilhão de usuários mensais, no fim de 2019, o TikTok tinha 1,2 bilhão. Presente em mais de 150 países, o TikTok pertence à ByteDance, dos chineses, e é apontada como o unicórnio mais valioso do mundo, com valor estimado de US$ 75 bilhões.