Os brasileiros têm uma visão realista do Brasil e de si mesmos? Em um momento em que afloram os extremismos, entre os nacionalistas e os que querem deixar o Brasil, a TroianoBranding resolveu pesquisar a verdadeira identidade do país, cruzando os olhares dos brasileiros com os dos estrangeiros que vivem aqui. Com esse entendimento, acredita, as empresas podem nortear com mais eficácia suas ações de branding, localmente e no mercado internacional, ressaltando as características que tornam o país único.

Para desenvolver o estudo “A marca Brasil em dois olhares”, a TroianoBranding se baseou em duas pesquisas que realizou: uma no segundo semestre de 2018 com mil brasileiros das classes A, B e C; e a outra, feita com 25 estrangeiros que moram no Brasil, em entrevistas de 90 minutos pela inovadora técnica ZMET, desenvolvida por Gerald Zaltma, que tem base na neurociência e conhecimentos da antropologia e sociologia.

Os brasileiros se consideram um povo hospitaleiro, simpático, criativo, alegre, batalhador e divertido, nada fechado, intolerante ou triste. Mas também não se acha honesto e, talvez por isso, 81% dizem querer ir embora do país. Já os estrangeiros enxergam nossa afetividade, hedonismo e permissividade (ou flexibilidade quanto às regras), tanto em seus aspectos positivos como nos negativos. E gostam muito de morar aqui.