Economista e empreendedor social com 40 anos de experiên­cia em países em desenvolvimento, Rupert Scofield dirige a Finca International, uma das mais influentes organizações de microcréditos do mundo, e é autor de The Social Entrepreneur’s Handbook: How to Start, Build and Run a Business that Improves the World (ed. McGraw-Hill Professional). Pioneiro no setor de microcréditos, ele quer inspirar a próxima geração de empreendedores sociais com o exemplo e o método que vem praticando em sua fundação.

Scofield define a missão da Finca contando a história de uma de suas clientes, uma mulher que começou pedindo um pouco de dinheiro emprestado para manter seu micronegócio em um mercado da cidade de Lubumbashi, na República Democrática do Congo, e, por meio de outros créditos, conseguiu também abrir uma loja em sua casa. Quando Scofield visitou esse país, encontrou-se com ela e perguntou-lhe se estava feliz com o serviço que tinha recebido –como ele costuma indagar aos clientes–, e a resposta impactou. A mulher não citou números, apenas disse que com o apoio da Finca tinha saído da miséria e se tornado independente.

Esse é exatamente o objetivo da organização: oferecer pequenos empréstimos a pessoas com grande criatividade e motivação, mas sem acesso ao capital. A ideia que inspirou a criação da Finca nasceu na década de 1970, quando Scofield fazia trabalho voluntário em uma cooperativa agrícola da Guatemala. Foi então que ele se deu conta de que os pequenos agricultores trabalhavam a terra por gerações, porém não dispunham de capital para melhorar o cultivo. Decidiu emprestar US$ 50 a cada um para a aquisição de fertilizantes químicos. Com essa quantia ínfima, os pequenos agricultores melhoraram as colheitas de maneira extraordinária, o que influenciou positivamente a alimentação e a saúde de seus filhos.