Explorar” é um verbo em português, mas, em inglês, ele se transforma em dois: “exploit” (buscar a eficiência máxima naquilo que existe) e “explore” (estar atento a novas fronteiras e oportunidades de inovação). Esse achado linguístico do inglês, citado na entrevista a seguir, define à perfeição o estilo de gestão que Marcel Telles e seus dois sócios de longa data, Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira, procuram impor ao grande número de negócios em que investem no Brasil e, cada vez mais, no exterior.

Acionista do fundo 3G e de empresas tão variadas quanto a maior cervejaria do mundo, AB InBev (que possui a Ambev no Brasil), a rede de restaurantes fast-food Burger King, a companhia ferroviária norte-americana CSX e a varejista brasileira Lojas Americanas, o experiente Telles revela a seguir seu foco em empresas estabelecidas de economias desenvolvidas que podem desabrochar se tiverem donos –controladores e funcionários que ajam como donos internos–, comenta seu encantamento com a atitude e o empreendedorismo brasileiros e compartilha outras lições de gestão valiosas nesta entrevista a José Salibi Neto e Sandro Magaldi, respectivamente chief knowledge officer (CKO) e diretor-comercial da HSM.

“Nosso foco em investimentos são as empresas estáveis cujo negócio não possa ser virado de cabeça para baixo por uma inovação”