O brainstorming é o primo determinado do devaneio; é uma forma de conceber ideias no nosso caso, alternativas estimulantes ao status quo. O brainstorming é tão fundamental para a forma como pensamos sobre inovação que você poderá se surpreender ao encontrar tantas atividades no processo de design thinking antes de chegarmos ao brainstorming. Na verdade, ao desenvolver o mapa de jornada e fazer a análise da cadeia de valores, provavelmente você percebeu que já estava tendo algumas ideias novas. Mal consegue evitar.

Quando usá-lo: Use o brainstorming no início do estágio E se. O risco é usá-lo prematuramente, antes de ter estudado O que é. Muitos projetos de inovação malsucedidos pulam.

O que é: e começa pelo brainstorming, apenas para fracassar imediatamente. As ideias resultantes arrastam-se num vácuo, sem mapeamento mental que represente as verdadeiras prioridades dos clientes e sem critérios de design para julgar essas ideias e estimular um compromisso comum quanto às melhores. Outro risco é considerar o brainstorming apenas da boca pra fora (ou nem isso). É muito comum que executivos, confiantes na própria capacidade de agir, apressem-se em executar a solução mais à mão sem ter feito nenhum brainstorming.