Na Coreia do Sul, até os anos 1980, era possível comprar “ovos de Harvard”. Eram ovos de galinha como os outros vendidos em supermercados, mas em sua caixa havia a imagem de um capelo e a mensagem de que comer ovos torna a pessoa tão inteligente quanto alguém que estuda na tradicional universidade norte-americana.

Com a justificativa de que, para proteger uma marca de abusos como esse, é preciso usá-la, a instituição entrou no negócio do licenciamento, como hoje se vê no Japão, onde se compram calças, blazers e óculos Harvard.

É aceitável a comercialização de um “santuário” do conhecimento que deveria ser um bem comum? O questionamento parte do professor de filosofia Michael Sandel, possivelmente o mais célebre dos mestres de Harvard, protagonista da série de aulas online Justice, assistida por 30 milhões de pessoas em todo o mundo. Para ele, esse licenciamento comprova o fenômeno que vivemos nas últimas três décadas: da economia de mercado passamos à sociedade de mercado, onde quase tudo está à venda.