Em um galpão escondido na região da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, nasceu uma cervejaria. O ano era 1999 e ela começou produzindo apenas um chope pilsen de qualidade padrão, para abastecer uma rede familiar de lanchonetes na cidade.

Ninguém poderia prever que a Wäls Cervejas (pronuncia-se “vals”) se tornaria uma estrela do mercado artesanal: desde que os irmãos José Felipe e Tiago Pedras Carneiro assumiram o comando do empreendimento, houve uma guinada nos negócios. Apostando na escola cervejeira belga, a mais tradicional do mundo, a Wäls colocou no mercado cervejas do estilo dubbel, tripel e quadrupel.

Foi um acontecimento. Em 2014, sua dubbel levou a medalha de ouro na World Beer Cup, nos Estados Unidos, um dos prêmios mais prestigiados do planeta, que ocorre a cada dois anos, e sua quadrupel, a de prata. Foi a primeira vez que uma cervejaria da América Latina conquistou o posto mais alto da competição, que, em 2014, foi disputada por 1.403 cervejarias do mundo todo, avaliadas por 219 jurados.