Para a maioria das empresas de hoje, meio ambiente é sinônimo de mudança climática. Elas sabem que consumidores e funcionários se preocupam com a questão e que esta envolve oportunidades e riscos reais. Mas emerge outra preocupação ambiental importante: a biodiversidade, que abrange a diversidade de espécies, a variedade de ecossistemas e a variabilidade genética.

No debate especializado, a biodiversidade ocupa posição semelhante à da mudança climática em 2007. Os gestores ainda não julgam a biodiversidade tão importante quanto mudança climática e outras questões de sustentabilidade, como mostra nossa pesquisa [veja quadro abaixo], mas quase dois terços dizem que a biodiversidade é no mínimo razoavelmente importante para suas empresas. E, para 59% deles, biodiversidade significa oportunidade de negócios –muito mais que risco. Entre os tipos de oportunidade potencial que listaram, destacam-se melhorar a reputação corporativa com os stakeholders ambientalistas e desenvolver novos produtos ou ideias a partir de recursos naturais renováveis.

E a prática? Só pouco mais da metade dos entrevistados mostrou alguma iniciativa em relação ao tema, geralmente a comunicação do uso de recursos naturais renováveis ou a mudança das operações para reduzir esse uso.