Imagine se você tivesse realmente que pensar antes de falar para selecionar as palavras? Isso não acontece porque o inconsciente trabalha em background o tempo todo durante as nossas conversas, fornecendo subsídios ao nosso consciente, nos ajudando a nos expressar. O mesmo acontece quando lemos um texto, por exemplo: o inconsciente transforma automaticamente os símbolos gráficos impressos na página em palavras, frases e ideias, e que a partir daí são transmitidas para a nossa consciência. O inconsciente se encarrega de tudo o que fazemos de maneira automática e silenciosa, diariamente.
O lado oculto da mente – o nosso inconsciente – tornou-se um dos temas mais interessantes da neurociência moderna. “O cérebro é abastecido pelos olhos, ouvidos e outros sentidos, e o inconsciente traduz tudo em imagens e palavras”, diz o psicólogo e neurocientista Ran Hassin, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém e um dos autores do livro The New Unconscious (“O novo inconsciente”).
“As novas tecnologias da neurociência hoje possibilitam que os cientistas exponham uma realidade mental mais profunda, que esteve escondida durante toda a história prévia da humanidade”, argumenta o físico Leonard Mlodinow em seu livro “Subliminar – Como o inconsciente influencia nossas vidas”.
Será que nós experimentamos o mundo como ele realmente é ou como nós precisamos que ele seja? O tempo seria apenas uma ilusão?