Lançado em 2010, Positivamente irracional: os benefícios inesperados de desafiar a lógica em todos os aspectos de nossas vidas (ed. Campus/ Elsevier) não é continuação do best-seller anterior de Dan Ariely, como se pode apressadamente supor. Enquanto em Previsivelmente irracional (ed. Campus/Elsevier), o professor de economia comportamental se concentrava em mostrar que consumidores tomam decisões que não podem ser, pela economia racional, consideradas lógicas, Positivamente irracional, como o título pretende indicar, aborda a irracionalidade em seus aspectos positivos.  

“Às vezes, nossas manifestações irracionais são úteis para facilitar a adaptação a novos ambientes, confiar em outras pessoas, despender esforços intensos e amar os filhos. [...] Essas forças irracionais nos ajudam a alcançar grandes resultados e a viver bem na estrutura social”, defende o autor, procurando desmistificar a crença de que “irracional” seja sinônimo de “ruim” ou “inadequado”. A fundamentar seu ponto de vista, inúmeros exemplos de experimentos com humanos e não humanos e observações do mundo do trabalho e da esfera dos relacionamentos pessoais –cenas que certamente trazem ao leitor o entretenimento e o benefício que este resumo não transmite por completo. A leitura integral do livro enriquecerá o líder de equipe, o profissional de marketing ou, simplesmente, quem está interessado em desvendar “nossa maravilhosa, surpreendente e inata, embora nem sempre racional, natureza humana”.

Ariely tem coragem de assumir que este é um livro altamente pessoal. Reconhece, assim, que o cientista não pode dissociar-se de sua subjetividade, por mais que lute para ser somente objetivo. Com fina ironia e capacidade de autocrítica, mostra, também, que um livro didático ou paradidático não precisa ser sisudo e impessoal, muito pelo contrário.