Entendo que o sucesso no trabalho acontece quando os objetivos são alcançados, mas destaco que são muitos os objetivos e com perspectivas diferentes: pessoais, corporativos e da sociedade como um todo. Relato aqui uma experiência que vivi recentemente como Ouvidor da Dataprev e que considero um caso de sucesso.
Como medida de proteção social decorrente da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, o Estado brasileiro implementou, em abril de 2020, uma Política Pública emergencial destinada a garantir renda mínima aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados. As iniciativas governamentais foram amplamente divulgadas pela mídia nacional e acompanhadas atentamente por boa parte da população brasileira. Os desafios eram gigantescos, sem precedentes na história recente.
Neste contexto de pandemia, foi confiado à Dataprev a responsabilidade de analisar e processar milhões de dados, distribuídos em vários bancos de dados distintos de uso da União, com o propósito de identificar e qualificar o direito individual no recebimento do benefício assistencial.