O estádio de Hong Kong treme quando os neozelandeses All Blacks e os sul-africanos Springboks entram em campo. Os dois times disputam a Sevens World Series, o maior campeonato internacional de rúgbi sevens, variante do esporte com sete jogadores em vez de 15 em cada equipe. Os olhos do público estão fixos nos movimentos dos jogadores, mas em alguns momentos se desviam na direção dos grandes avisos luminosos no ponto superior do estádio: “Envie rúgbi para 508507”, lê-se em dois deles, patrocinados pela fabricante de cervejas irlandesa Guinness.

O que acontece quando o usuário manda a mensagem indicada por SMS? Recebe instruções para baixar em seu celular o Guinness Passport to Greatness, guia com informações sobre o campeonato (programação diária das partidas, tabelas, estádios e horários de transportes coletivos), dados turísticos da cidade (como centros comerciais, restaurantes, hotéis e pousadas) e um aplicativo que fornece a descrição dos bares, endereço, telefone, mapa e a opção de ouvir, pelo celular, o nome do estabelecimento em cantonês, para que seja comunicado ao motorista de táxi. Como oferece informações ao público do torneio, mas, sobretudo, aos mais de 20 mil estrangeiros que visitam Hong Kong nessa época, o guia também reproduz frases úteis em cantonês.

Criado pela agência OgilvyOne, o Guinness Passport to Greatness ilustra bem as características das campanhas de marketing mobile: são interativas, têm um objetivo específico e envolvem o consumidor (é ele quem pede mais informações por SMS). Entre suas principais vantagens estão as elevadas taxas de resposta, da ordem de 25% a 30%, e o fato de alcançar jovens e adolescentes, grupo menos permeável às campanhas tradicionais e mais inclinado a experimentar novas tecnologias no celular.