Fundado em 1926, o grupo Bajaj, extremamente low profile, encerrou o ano de 2018 como a quarta maior organização empresarial da Índia pelo critério de market cap – e como terceiro maior grupo familiar, atrás apenas de Tata e Ambani.

O feito chamou a atenção da mídia especializada e, recentemente, a família concordou em receber, pela primeira vez, um órgão de imprensa. Em entrevista à Business Today, os Bajaj – incluindo o patriarca, Rahul Bajaj, de 80 anos – falaram dos planos futuros para os diversos negócios que controlam e sobre sucessão.

O crescimento significativo do grupo Bajaj tem sido impulsionado, em grande parte, pelas empresas de serviços financeiros, embora a maioria das pessoas ainda associe o nome da organização à Bajaj Auto, terceira maior fabricante de motocicletas do mundo. Até 2007, os negócios financeiros mal existiam no grupo. Aproveitando seu excedente de caixa, a Bajaj Auto criou uma divisão de financiamento ao consumidor e, em seguida, Rahul Bajaj deu autonomia à Bajaj Finserv, que atualmente está sob o comando do filho mais novo, Sanjiv Bajaj. “Foi a decisão mais difícil e também a mais bem-sucedida da minha vida”, afirma o fundador.