Você já experimentou perguntar sobre gestão de competências, governança ou mesmo remuneração variável a um empreendedor do Vale do Silício? Eu já – na recente missão HSM ao Vale, a Naveen Jain, que é o chairman da Moon Express, que desenvolve equipamentos para a mineração lunar, e investe em muitas startups de saúde. Vi nitidamente que essas questões não faziam o menor sentido para ele. Seu apego ao sucesso do passado ou a fórmulas consagradas de gestão é zero. O modelo de manutenção do status quo em que a maioria das empresas ainda opera bate de frente com o mundo descontínuo e disruptivo em que Jain vive, embora seja o mesmo planeta Terra meu e seu.

Quando comparados a executivos tradicionais, esses empreendedores do Vale parecem alienígenas. Com idade média de 23 a 28 anos, muitos já são  milionários – alguns, bilionários –, com uma fome de negócios insaciável, velocidade extrema do insight à fortuna e modelo de liderança progressista. O resultado é que mesmo empresas de atividades tão  malucas como garimpar a Lua já levantam quase US$ 40 milhões de investidores. 

O pensamento exponencial é o novo mindset da gestão, e esse foi nosso primeiro aprendizado na missão do Vale. Como o modo-padrão de nosso cérebro é de pensamento linear, para captar as oportunidades  exponenciais temos de recorrer a ideias-chave como os 6 Ds – digitalização, “decepção” (deception, ou ilusão), disrupção, desmonetização, desmaterialização e democratização do uso e acesso, viabilizadas por meio de um segundo aprendizado, o das tecnologias  exponenciais, que estão mudando o mundo como o conhecemos: energia fotovoltaica, equipamentos médicos e laboratoriais, biologia sintética, robótica, manufatura 3D, inteligência artificial (IA), internet das coisas, nanomateriais, neurotecnologias etc. E pense em combinações dessas tecnologias também.