“A única coisa que não muda aqui é que estamos sempre mudando”, diz Marcelo Silva, vice-presidente do conselho de administração do Magazine  Luiza, brincando para ilustrar o quanto a companhia é comprometida com o objetivo de estar à frente de seu tempo.

É um conselho de pesos-pesados. Silva, que presidiu a empresa entre 2009 e 2016, tem a seu lado, além da própria Luiza Helena Trajano, no papel de  presidente, parceiros como Betania Tanure, especialista em gestão de talentos; Silvio Meira, uma das maiores autoridades em tecnologia no Brasil; Inês Corrêa de Souza, com carreira no mercado financeiro; José Paschoal Rossetti, professor de economia com larga experiência em governança corporativa, e o diretor da holding Carlos Renato Donzelli.

A forma de atuação do board da rede varejista, voltada à mudança e sintonizada com a diretoria-executiva, levou-o à eleição, pelo público da comunidade HSM, de time de liderança das três caixas, aquele que consegue, harmonicamente, gerenciar o presente, construir o futuro e esquecer o passado que não lhe serve mais. O conceito das três caixas foi originalmente desenvolvido pelo professor do Dartmouth College e conselheiro da GE, Vijay Govindarajan, como uma metáfora que guia gestores a lidar com os grandes desafios rumo à inovação: a caixa 1 consiste em gerenciar o negócio central do presente com máxima eficiência; a caixa 2, em escapar das armadilhas do passado, abrindo mão  de práticas que perdem relevância conforme o ambiente muda; e a caixa 3, gerar ideias inovadoras e convertê-las em novos produtos e negócios.