Você já adiou ou substituiu alguma tarefa? Muito mais do que imaginamos, a procrastinação é um comportamento comum. Pesquisas da Universidade Carleton, no Canadá, mostram que, devido a algumas funções de nosso cérebro, criamos desculpas para adiar atividades complexas ou desinteressantes. O problema é quando isso se torna um hábito, causando estresse, desmotivação, má gestão do tempo e falta de produtividade no trabalho.

“A procrastinação afeta diretamente o desempenho, pois o profissional perde o interesse e o comprometimento e não consegue se concentrar na realização de suas atividades”, diz José Roberto Marques, coach e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Segundo ele, isso gera perda de tempo, tanto de trabalho, quanto de vida, o que prejudica a performance e a entrega de resultados. Veja, a seguir, algumas dicas para vencer esse comportamento:

1- Crie metas

Ao definir objetivos, é importante estabelecer quais serão as metas para que eles sejam alcançados. “Isso estimula o cumprimento de tarefas e possibilita aumento da produtividade, já que as metas são claras e possuem prazos definidos”, afirma Marques. Com ações específicas, é possível empregar o esforço necessário e focar no caminho ideal para atingir os resultados esperados.

2- Divida as metas em etapas

Dividindo as metas em pequenas partes, a complexidade diminui e fica mais fácil finalizá-la. Além de estabelecer os prazos para cada etapa, é importante definir quais atividades merecem mais atenção e o que deverá ser feito em cada uma.

3- Comemore as conquistas

Comemorar as metas concluídas ou as ações realizadas para o cumprimento de uma atividade é fundamental. “Isso garante que você não se perca durante o caminho e não se sinta desmotivado, acarretando assim, o abandono do objetivo final”.

4- Mude os hábitos

Experimentar novos métodos de concentração, fazer pequenas mudanças no ambiente de trabalho (como alterar a posição de sua mesa e adicionar objetos na decoração) ou buscar ferramentas de organização de tarefas fazem toda diferença.

Se nada disso der certo, a ajuda de um profissional, como um coach, é bem-vinda. “O método é capaz de desenvolver competências e auxilia a superar obstáculos que limitam sua evolução”, ressalta Marques. Ele explica que a abordagem, realizada por meio de técnicas e ferramentas comprovadas, promove autoconhecimento e identifica qualidades e pontos de melhoria. Isso possibilita o alcance de resultados de excelência e, consequentemente, o atingimento das metas - sem procrastinação, claro.