Para definir o que é mindset exponencial, precisamos entender primeiro seu oposto: o mindset incremental. Esse é um pensamento tradicional, que procura fazer melhorias nos produtos e serviços oferecidos por uma empresa. Essas melhorias, em geral, pequenas e simples, teriam resultados imediatos.

O mindset exponencial vai além. Ele estimula uma visão global ambiciosa para a empresa. Não são apenas algumas melhoras pontuais, que fazem a empresa crescer aos poucos, mas sim mudanças mais gerais que façam a empresa dar saltos de crescimento impressionantes.

Em época de transformação digital, o mindset exponencial é muito importante. Isso porque a transformação digital acontece de forma lenta e, muitas vezes, não atinge o resultado desejado logo de cara. Mas o mindset exponencial estimula a resiliência, lembrando que os resultados devem ser maiores e mais impactantes do que pequenas melhorias imediatas.

Esse direcionamento ajuda empresas a crescerem no mercado, não importando quais sejam as barreiras que ele apresenta. E ainda valorizam mais a missão e os valores de uma empresa no lugar de apenas números e métricas de vaidade.

Nas diversas fases de um negócio – concepção, crescimento inicial e escala –, o mindset exponencial funciona de maneiras diferentes. Confira a seguir como ele age e como pode ajudar sua empresa em todos os momentos:

Concepção

Na concepção, o mindset incremental vai estimulá-lo a pensar em cada plano, como um passo a passo, e a tentar prever sempre o que vai acontecer a seguir. O mindset exponencial, no entanto, ensina que não existe um plano ideal.

Tentar enxergar além da curva pode causar frustração e levar os empreendedores (ou intraempreendedores) a darem passos maiores do que as pernas, antes de uma validação consistente de cada passo. Em vez de fazer isso, é preciso abraçar os incidentes e pensar além. Não foque na próxima resolução de problemas, mas sim no quadro geral. E tenha paciência: todo negócio começa do zero, de um jeito ou de outro.

Growth

Na fase de crescimento inicial, a diferença entre uma mentalidade incremental e exponencial fica mais clara. Isso porque a incremental estimula um crescimento linear, mas que não vai muito longe, não chega ao melhor resultado que poderia ter.

Com o mindset exponencial, o crescimento pode demorar mais a acontecer. Porém, quando isso acontece, os resultados tendem a ser maiores, mais satisfatórios e mais importantes para sua empresa como um todo.

Por causa dessa diferença de progressão, é preciso pensar no comercial, na organização e no planejamento financeiro de maneira diferente quando se trabalha com o mindset exponencial. Assim, em vez de tentar acelerar processos e acabar reduzindo as possibilidades para sua empresa, você tem uma visão que pode ser mais demorada, mas é mais ambiciosa e eficiente.

Escala

Esse é o momento em que sua empresa já deu um passo – ou um salto – a frente. É nessa hora em que o mindset incremental quer controlar todos os resultados, avaliar um por um e colocá-los em caixas bem organizadas. O mindset exponencial, no entanto, pensa fora da caixa.

Baseado em dados, avaliações, validações e novas ideias, essa mentalidade exponencial não se contenta com resultados controlados e constantes. A ideia é que, depois da curva de crescimento, você busque mais uma curva, tão grande quanto a primeira ou maior.

No fim das contas, o mindset exponencial é uma maneira de permitir que sua empresa cresça sem ter medo de falhar. As falhas são vistas como parte do processo e, mais do que isso, como uma alavanca do ciclo construir-medir-aprender para conseguir resultados e curvas ainda maiores no futuro.