Os novos CEOs enfrentam desafios enormes quando começam a formar uma equipe de gestão e a definir uma direção estratégica no ambiente volátil da atualidade. Com o objetivo de oferecer alguma orientação a líderes que estão em fase de transição, isto é, que assumiram recentemente a condução de empresas, nós observamos as experiências de “CEOs excepcionais”. Assim denominamos aqueles que tiveram melhor desempenho segundo o conjunto de dados que reúne presidentes de empresas listadas no S&P 500 – o índice de ações de 500 empresas norte-americanas – entre 2004 e 2014.

Nós nos concentramos nos 5% melhores executivos de nossa amostra, aqueles cujas companhias apresentaram um incremento no retorno para o acionista de mais de 500% ao longo de sua permanência no cargo. Comparamos esse grupo tanto com nossa amostra completa como com um  subconjunto de CEOs cujas empresas atingiram desempenho situado entre os 20% melhores (o primeiro quintil) do que os dos pares durante seus mandatos.

O grupo dos líderes excepcionais inclui alguns que conquistaram feitos notáveis em razão, em parte, de circunstâncias incomuns – por exemplo, conduziram a empresa por um processo de falência e, depois, fizeram-na voltar com sucesso a ser negociada no mercado de capitais. Também estão aqui CEOs que foram capazes de entregar os retornos mais altos por meio de reposicionamento estratégico e disciplina operacional ao longo de muitos anos, em condições econômicas e setoriais mais normais.