Alguns meses atrás, amigos e contatos de negócios começaram a me pedir um curso intensivo sobre minha pesquisa profissional estudando ambientes virtuais. O interesse deles reflete uma explosão – que você provavelmente já notou – de barulho e hype em torno de algo chamado “metaverso”.
Este artigo é uma introdução para iniciantes. Há muita cobertura mainstream sobre o assunto, mas muitas vezes confunde conceitos: a realidade virtual não é o metaverso (embora esteja relacionado), e a criptografia/Web3 por si só não é o metaverso (embora também possa ser relacionado). Confuso, eu sei. Seja você um empresário ou mero leitor, este é o meu melhor esforço para expor tudo.
O que é o metaverso?
Em 99,99% dos casos, desde que o termo seja usado corretamente, você pode substituir a palavra “metaverso” por “internet” e a frase terá o mesmo significado. Então, por que todo mundo está usando essa nova palavra chique? Acho que o analista Doug Thompson disse isso muito bem quando observou que “estamos usando o termo como um proxy para uma sensação de que tudo está prestes a mudar”.