Recentemente a Interbrand publicou o Best Bairro Brands, o que talvez tenha parecido uma provocação. Por que a consultoria que aponta as marcas de maior valor financeiro faria isso? Talvez seja um pouco de provocação mesmo.

Marcas de bairro têm muito para ensinar às grandes marcas, em uma época cheia de estímulos e de invasões de privacidade, em que o poder da mensagem mudou para as mãos dos consumidores, em que as empresas estão preocupadas em aproveitar suas toneladas de dados para estabelecer uma relação mais pessoal com seus clientes.

O conhecimento das marcas que têm um ponto de vista super-hiperlocal importa muito, cada vez mais.

Passamos meses estudando as marcas de bairro brasileiras e aprendemos que elas são fortes pelos mesmos motivos pelos quais as marcas grandes são fortes: a capacidade de construir identificação, diferenciação e lealdade.

Também aprendemos, no entanto, que muitas funcionam como ecossistemas perfeitos para seus clientes, integrando produto, serviço, informação e entretenimento na medida certa. 

E ainda vimos que o melhor jeito de entender a força de uma marca de bairro é de trás para frente. No momento em que ela nasce, faz os clientes nascerem. É uma marca feita para pessoas simplesmente. E, por isso, tem muitas histórias autênticas para contar.

Daniella Bianchi, diretora-executiva da Interbrand Brasil
Daniella Bianchi, diretora-executiva da Interbrand Brasil

Sabe como começou nossa investigação sobre as “bairro brands”? Com um convite para que todos os pesquisadores nos apontassem suas marcas de bairro preferidas. Os depoimentos foram fascinantes; todos tinham histórias próprias com elas para compartilhar. A força não é por acaso.

6 lições-chave

  1. A coerência é total. O avental combina com o cardápio e com o site, e tudo combina com o bairro.
  2. A entrega é especialmente relevante; rende notas em sites de avaliação.
  3. O cliente protagoniza a construção das experiências; ele se sente dono da marca.
  4. A mão do dono ainda está em tudo, o que gera percepção de autenticidade.
  5. A marca de bairro sabe do que fala e não fala antes de fazer.
  6. A tradição e a visão de longo prazo são cruciais: criam, com os clientes e o bairro, laços que blindam o negócio. 

Saiba mais sobre a Interbrand

Anualmente, ao publicar seu Ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas, com metodologia da London Business School, a Interbrand investiga desafios pouco percebidos das marcas, como sua relação com a cidadania corporativa, com fusões e aquisições, com esforços de internacionalização etc.

Em 2014, a relação com a comunidade foi o objeto da investigação. Para medir a força das marcas de bairro, a empresa adaptou as dimensões de seu principal ranking, tais como autenticidade, relevância, diferenciação, consistência, presença e entendimento.

O resultado foi o ranking Best Bairro Brands –e a descoberta não apenas das melhores marcas de bairro, mas também das melhores histórias.