O que um economista tem a aprender trabalhando como motorista de Uber? A revista Stanford Business fez essa pergunta ao professor Paul Oyer, que, desde o ano passado, resolveu colocar literalmente as mãos no volante para entender como a plataforma de transporte compartilhado funciona e, assim, se aprofundar nos mecanismos da chamada “economia gig”, baseada em trabalhadores temporários, sem vínculo empregatício, e nas oportunidades do mundo digital. 

Como economista especializado em mercado de trabalho e docente da escola de negócios da Stanford University, Oyer tem se destacado no estudo da economia gig. Quando passou a se dedicar à pesquisa do Uber, percebeu que poderia conhecer o segmento por dentro e compreender melhor o valor da flexibilidade no novo cenário profissional.

“A economia gig tem muitas desvantagens, mas vantagens também. Um das principais é a flexibilidade, ou seja, a possibilidade de trabalhar quando se quer. Agora queremos descobrir, especificamente, como as mulheres valorizam a flexibilidade, em comparação com os homens”, explica.