Como uma empresa de 400 mil funcionários pode reinventar-se por completo? Esse é o desafio atual da IBM que sua CEO, Ginni Rometty, compartilhou com o público da HSM ExpoManagement 2013. “Nos tempos que vivemos, todas as organizações terão de migrar do paradigma da empresa eficiente para o da empresa inteligente, que cria valor continuamente –o que significa criar produtos que não se pareçam com nada que existia antes– e que inspira confiança”, explicou ela.

Isso requer uma tecnologia, uma cultura e uma liderança diferentes, segundo Rometty, e pode ser feito de maneira razoavelmente rápida e simples se o tecido social colaborar –leia-se: as 400 mil pessoas da IBM, nesse caso.

No campo da tecnologia, tudo se torna programável, e até autoprogramável [veja página 32]. No da cultura organizacional, a tônica passa a ser a do envolvimento um a um entre as pessoas e os líderes, mesmo em uma comunidade de 400 mil. Quanto à liderança, o princípio agora é o de “stewardship”, termo em inglês que pode ser traduzido como gestão ética e responsável. A CEO da IBM compartilhou sua definição com a plateia do auditório principal: “O líder, agora, tem de tomar decisões de curto prazo em um contexto de longo prazo; é a junção da estratégia com a responsabilidade socioambiental empresarial”.