Julian Birkinshaw, da London Business School, passou três anos estudando novos princípios de gestão de 25 organizações. Ele afirma que, no ambiente de negócios caótico de hoje, objetivos laterais podem ser o melhor caminho
Alguns princípios de negócios andam tão profundamente arraigados em nosso modo de pensar que são quase intocáveis. Alinhamento é um deles. Todo plano corporativo, todo sistema de mensuração e toda revisão de projeto são feitos com base na suposição de que alinhamento –a noção de que todas as pessoas devem remar juntas em direção ao mesmo objetivo– é uma coisa boa.
Chegou a hora, no entanto, de questionar essa suposição. É possível desenvolver objetivos corporativos de acordo com os princípios de alinhamento, sim –e muitas vezes essa será realmente a melhor maneira de avançar–, mas também se pode utilizar uma abordagem lateral, ou oblíqua, que incentiva explicitamente as pessoas a se mover em uma direção que não as conduz diretamente a seu objetivo final.
Não acredita nisso? Pois é o que vários líderes empresariais de vanguarda já vêm fazendo: