O cenário atual, de profundas mudanças estruturais no País, exige tecnologia, destinada tanto a aumentar a eficiência e a produtividade como a garantir as melhores práticas de governança e a inovação. A boa notícia é que o Brasil já demonstrou forte vocação tecnológica, com a criação e implementação de soluções de ponta em setores como o agronegócio e a indústria 4.0 em geral. 

A Stara, por exemplo, uma das maiores fabricantes    de máquinas agrícolas do País, com atuação  internacional, é uma das pioneiras na adoção e utilização de soluções inovadoras  baseadas em internet das coisas (IoT) e colhe hoje resultados  importantes. Seus tratores sensorizados,  com IoT, permitem aos agricultores monitorar online e em tempo real os processos de plantio, preparo, adubação e correção do solo, pulverização e  colheita. E os dados podem ser integrados ao sistema de gestão da fazenda, o que permite análises em tempo real. Entre outros benefícios, a empresa conquistou um aumento de 100% na confiabilidade dos dados e de 100% na velocidade da informação para a tomada de decisão.

Utilizando as diversas tecnologias da indústria 4.0 – inteligência artificial, blockchain e IoT, entre outras –, cada vez mais empresas podem inovar e ousar em soluções, em produtos e em serviços, levando novas  experiências aos clientes.