Qual é o papel das mídias digitais na retomada do crescimento econômico, especialmente nos países em crise? Para alguns, elas são destruidoras de valor. Para outros, um nicho que beira a irrelevância. Para pessoas como Bob Carrigan, CEO da IDG Communications, no entanto, a internet é atualmente uma das maiores fontes de inovação para todos os setores. Segundo ele, graças ao crescimento contínuo do ecossistema de mídia —a confluência entre internet de banda larga, mídias sociais, publicidadeonline, internet móvel, computação em nuvem, geração de leadsonline e e-commerce—, hoje todas as empresas se tornaram empresas de mídia.

Carrigan é porta-voz assumido das mídias digitais, mas, além de não esconder o viés, põe em prática ideias sobre publicação online e inovação em marketing. Nesta entrevista, aborda a inovação em modelos de negócio e de receita que vão muito além de basear-se em assinaturas e receita publicitária. Para ele, a mídia dos próximos 20 anos será bancada por um complexo emaranhado de fontes de receita apoiadas no relacionamento com os consumidores.

Em meio à ansiedade em relação à economia, o sr. tem se referido à mídia e aos empresários do varejo online como “otimistas imperturbáveis”. Onde está o otimismo?