Um número crescente de aplicativos tem sido construído com base nas chamadas plataformas no-code. Trata-se de uma ferramenta relativamente nova, ainda não amplamente difundida, mas que aponta para uma tendência clara: o desenvolvimento de softwares deve se tornar cada vez mais acessível a pessoas com pouco ou praticamente nenhum conhecimento técnico.

“Como qualquer transformação, a adoção dos softwares e das metodologias no-code não vai acontecer da noite para o dia. Mas há forças significativas impulsionando essa tendência, o que faz com que o tema deva ser compreendido e discutido tanto pelos desenvolvedores como pelos usuários”, afirma Soren Kaplan, escritor e consultor, especialista em inovação, em artigo para a Inc. Magazine, publicado na plataforma Medium.

De acordo com dados da Salesforce, 52% dos departamentos de tecnologia da informação (TI) afirmam que a falta de capacitação na área é um dos principais problemas das organizações. As plataformas no-code são um caminho efetivo para resolver essa questão, simplificando o desenvolvimento de aplicativo e, desse modo, possibilitando que soluções customizadas sejam criadas nas próprias unidades de negócio ou em departamentos de TI com poucos recursos.