No mundo do futuro projetado pela Singularity University (SU), todos têm acesso à informação, a um ambiente saudável e a experiências que podem construir inteligência, conhecimento e habilidades para todas as pessoas em todos os estágios de suas vidas, tanto para a realização pessoal como em benefício da sociedade. Não é possível imaginar nesse mundo, portanto, crianças indo à escola – a escola é que as segue para onde elas forem. Nesse contexto, professores e alunos estão sempre mudando de posição.

O século 20, segundo os pesquisadores da SU, trouxe grandes progressos no sentido de melhorar o acesso à educação. Hoje, mais de 91% das crianças do mundo têm acesso à educação básica. Mas isso ainda deixa 57 milhões sem escola.

E isso não significa que a educação oferecida seja de qualidade. Professores e gestores mal preparados, infraestrutura precária e currículos ultrapassados são alguns dos problemas, ao lado de questões estruturais resultantes da desigualdade econômica, como má nutrição e violência.