As decisões mais eficazes vêm das análises”, insiste o expert em competição analítica Thomas Davenport. Um exame minucioso dos dados permite não apenas que as organizações entendam por que as coisas aconteceram, mas também que antecipem o futuro, segundo ele, que se dedica exclusivamente, há mais de cinco anos, a investigar como as empresas empregam a análise matemática e estatística e os modelos explicativos e preditivos para melhorar o desempenho organizacional.

Esse arsenal é acionado tanto nas áreas de marketing e vendas como em desenvolvimento de produtos, políticas de preços, gestão de talentos ou administração da cadeia de fornecimento. “Antes, as atividades analíticas eram responsabilidade do departamento de tecnologia. Nos últimos tempos, porém, passaram a ser atribuição da direção”, avalia o pesquisador.

A integração de sistemas corporativos tão díspares quanto o transacional, o de relacionamento com o cliente, o de ponto de venda, o de e-commerce e até o das plataformas sociais vem proporcionando aos executivos enorme e valiosa quantidade de informações. Por isso, os líderes se encontram em posição privilegiada para saber o que acontece e o que poderia acontecer a sua empresa em diversos cenários e, consequentemente, ficam mais aptos a tomar decisões acertadas.