O célebre Philip Kotler, autor das mais importantes obras de marketing da área e criador de diversos conceitos que são aplicados em todo o mundo, brindou o público da ExpoManagement 2010 com uma excelente aula sobre o marketing 3.0, isto é, aquele que lida com um cliente mais consciente e poderoso, pois pressiona as empresas a superar os estágios 1.0 e 2.0 da gestão (mas sem pular nenhum estágio). Em sintonia com Kotler, Francis Gouillart, fundador e presidente da ECC Partnership e especialista em engajamento de clientes, levou à audiência uma série de exemplos que mostram os benefícios da cocriação para nosso tempo.

Para atender o cliente 3.0, o marketing deverá atentar para os valores das pessoas.Assim, em vez de pensar em satisfazer e reter clientes, o gestor de marketing deve se concentrar em fazer do mundo um lugar melhor, de acordo com aquilo que importa para os consumidores. Em sintonia com essa ideia, a BrasilPrev, do setor de previdência privada, investiga qual o projeto de vida do brasileiro hoje. Responder a essa questão e trabalhar no sentido de facilitar a concretização desse projeto é uma maneira de ser sustentável, conforme explicou André Camargo,diretor de estratégia e comunicação corporativa da empresa, em palestra na Estação de Conhecimento Sustentabilidade, da ExpoManagement.

Contrate um jovem. O marketing precisa de pessoas que tenham crescido com a web – Philip Kotler