O presente documento visa apresentar, de forma sucinta, o histórico do processo de concepção e implantação da maior base de dados sociais da administração pública, capaz de atender a todas as demandas da área social do governo, o Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS.
Até o início dos anos 90, o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, principal órgão governamental da área previdenciária, seja pelo seu grau de cobertura ou pela dimensão dos recursos públicos envolvidos, não dispunha de uma base de dados adequada que lhe propiciasse a gerência eficaz sobre sua arrecadação e gestão da prestação de serviços aos seus beneficiários.
Isso explica, em grande parte, a histórica ocorrência de fraudes na concessão de benefícios e o precário controle que a Autarquia tinha sobre sua arrecadação. Além dessa grave distorção, a ausência do controle individualizado sobre as contribuições previdenciárias acabava impondo ao cidadão elevado ônus de prova.
Em 1987, a Dataprev, com o intuito de agilizar as concessões de benefícios, apresentou para o Ministério da Previdência estudos relativos à formação de cadastros de pessoas físicas e jurídicas por meio da trimestralização da Relação Anual de Informações Sociais-RAIS (MTb).