Nesta nova organização, a SUNE, superintendência subordinada à DRN, assumiu a missão de implementar as mudanças necessárias no contexto da concepção de negócios, com o objetivo de endereçar as mudanças desse novo ambiente de negócios.
O novo processo de Elaboração de Soluções de TIC foi desenhado de acordo com as diretrizes do Plano de Negócios, alinhado à Política Comercial, com o objetivo de conceber modelos de negócios que embarcam produtos e serviços aderentes às necessidades dos nossos clientes, explorando modelos orientados à proposta de valor para o negócio do cliente e condições alinhadas à estratégia comercial da empresa e importância do cliente para a organização. O novo processo implementou um ciclo formal de desenho de solução em que cada área técnica da organização é responsável por uma parte da solução, contribuindo com informações relevantes quanto à arquitetura técnica, ao dimensionamento de recursos de infraestrutura, à composição de times de sustentação técnica/operacional, ao atendimento, dentre outros insumos. Cada etapa do ciclo é executada de acordo com um nível de serviço operacional que determina o tempo máximo para a entrega dos resultados previstos para cada etapa. O processo inclui revisões técnicas formais, revisão de comercial, revisão de oportunidade e revisão de negócio, sendo esta última dedicada à análise de riscos estratégicos que podem impactar no negócio do cliente e na organização, de soluções que se enquadram em algumas características que requeiram este tipo de revisão.
A revisão técnica examina todas as características da solução e os riscos técnicos/operacionais que foram mapeados durante as etapas de desenho da solução. Uma vez revisada, a solução é submetida a uma revisão comercial com a superintendência de Relacionamento Comercial - SURC, com o objetivo de confirmar todas as premissas, a proposta de valor e as condições comerciais que foram consideradas para a oportunidade. Aprovada pela área comercial, a solução é submetida à revisão da oportunidade. Nessa revisão com todos os superintendentes são analisadas as características da solução, a aderência da solução à proposta de valor, os valores praticados, os investimentos necessários, quando aplicáveis, o compromisso das entregas dos recursos estimados nos tempos previstos e os riscos identificados com as suas respectivas ações de mitigação.
A figura a seguir apresenta os principais elementos tratados no ciclo de elaboração de soluções.