Aquele game incrível que você ou seu filho jogam pode ter sido produzido por uma das 14 empresas do Porto Digital, parque tecnológico localizado em Recife (PE). Títulos famosos como Star War Galaxies, DC Universe, Pinup Heroines e muitos outros têm participação de desenvolvedores pernambucanos, seja na produção da interface gráfica, do roteiro ou da programação.

O polo de desenvolvimento de games e entretenimento digital recifense está prestes a se tornar o maior do País, respondendo por mais de 30% da produção nacional, segundo expectativa da Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos (Abragames). A indústria de jogos digitais brasileira, envolvendo produção de hard­ware e software, é formada por cem empresas, responsáveis por uma parcela ainda incipiente do mercado mundial. No Brasil, o setor movimenta R$ 500 milhões por ano, menos de 1% do faturamento global, estimado em US$ 70 bilhões anuais.

“A indústria de games, consolidada há 15 anos, é a terceira maior do mundo, atrás apenas da automobilística e da bélica. Apesar disso, no Brasil, só nascemos em 2011”, afirma Fred Vasconcelos, presidente da Abragames, que acumula os cargos de CEO da Joy Street e de presidente do conselho da Jynx Playware, ambas pernambucanas.