Alguns eram únicos, enquanto outros eram edições limitadas de algumas centenas – e todos foram comprados em cerca de 20 minutos, com ganhos totais de mais de US $ 6 milhões.

Apesar do preço exorbitante, qualquer pessoa pode assistir ou (com um simples clique com o botão direito) salvar uma cópia dos vídeos, que mostram um querubim ascendendo sobre Marte, a Terra e paisagens imaginárias. Em vez de uma cópia dos próprios arquivos, os ansiosos compradores receberam um tipo especial de certificado negociável denominado “token não fungível” ou NFT. Mas o que eles estavam realmente pagando era uma aura de autenticidade – e a capacidade de um dia vender essa aura de autenticidade para outra pessoa.

Os NFTs são uma resposta cultural à criação de escassez técnica na Internet e permitem novos tipos de bens digitais. Eles estão fazendo incursões nos domínios da arte erudita, da música rock e até mesmo de novos mercados de massa de figurinhas virtuais da NBA. No processo, eles também estão tornando certas pessoas ricas.