Imagine que você é o diretor de criação de uma agência de publicidade. Ou um repórter especial premiado por, digamos, coberturas de guerra. Ou o diretor artístico de uma gravadora que descobriu a banda pop do momento. Aí você é promovido a CEO. E seu mundo acaba, porque você não faz ideia de como gerenciar pessoas e nunca aprendeu nada sobre finanças.

Foi pensando em resolver problemas assim que Michael Conrad topou o desafio de criar a Berlin School of Creative Leadership, logo depois de se aposentar de uma longa carreira como publicitário e deixar o cargo de vice-presidente e diretor de criação da Leo Burnett internacional.

Assim que se aposentou, em 2003, foi procurado pelo presidente do Art Directors Club da Alemanha, Sebastian Turner, que pediu sua ajuda para desenvolver um programa de educação para a instituição. De início, Conrad não se sentiu muito motivado. Porém, após várias conversas, os dois identificaram a baixa qualidade do que chamaram de “liderança criativa” como principal motivo para os padrões de desempenho questionáveis da indústria criativa, e então veio a ideia de criar uma escola de negócios voltada para esse público.