A pedido de HSM Management, o brasileiro Reinaldo Normand compartilha sua trajetória e visões do Vale do Silício – de executivo a empreendedor
Estou fora do Brasil há 14 anos. Em 2006, vim para a Califórnia como executivo, tomei gosto pelo empreendedorismo, virei founder e CEO e depois me tornei mentor e investidor. Globalizei-me morando em vários países, como China e Malásia; nesse período também pude me revezar entre a costa Oeste e a Leste dos Estados Unidos. Pude analisar a cultura do Vale de múltiplas perspectivas, compará-la com outros clusters de empreendedorismo, e escrevi dois livros sobre o tema. Hoje digo com segurança: não há nada parecido no mundo.
POR QUE O VALE SE DIFERENCIA. Para mim, as características mais importantes são três: (1) foco em resolver problemas complexos de modo simples e eficiente, o que significa que ninguém se preocupa com títulos acadêmicos, hierarquia social ou aparência; na maioria dos outros países perde-se muito tempo com essa perfumaria; (2) extrema competição com muita cooperação, o que torna as pessoas genuinamente interessadas em mentorar os mais inexperientes sem ganhar algo em troca; é natural pay it forward, ou seja, se você foi ajudado por alguém, também ajudará outras pessoas no futuro; (3) a inexistência de censura ou ridicularização no âmbito das ideias; censura, bem como hierarquia, são inimigas do empreendedorismo e da inovação.
O DESAFIO CHINÊS. A China é, disparado, a vice-líder tecnológica do mundo. Seu problema é que, se evoluiu tão rápido, foi graças à reserva de mercado, pirataria e espionagem industrial em uma escala enorme. Programadores e empreendedores chineses aprendem muito rápido e são espetaculares, é claro, mas ainda quero vê-los dominar mercados sem ter a mão amiga do governo com subsídios, empréstimos a preço de banana ou simplesmente a eliminação da concorrência. A DJI (drones) e a Bytedance (TikTok) são, até agora, as únicas empresas chinesas de tecnologia que competem por mérito próprio em mercados mais competitivos como Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão, e que conquistaram consumidores pela qualidade de seus produtos.