A opinião é unânime: o sucesso de uma empresa depende do talento e é bom que só os melhores profissionais entrem porta principal adentro. A Microsoft, por exemplo, é célebre pela importância que dá à avaliação de seu pessoal, assim como o Google e outras empresas de primeira linha. Mas quem tem tempo para agendar longas entrevistas com vários candidatos? Ou, mais ainda, convidá-los a resolver problemas lógicos, como faz a equipe de Bill Gates?

Porém será que é preciso mesmo um exame tão minucioso se, como afirma Malcolm Gladwell, bastam dois segundos para se formar a opinião sobre o interlocutor? Jonathan Littman e Marc Hershon, autores de I Hate People! (ed. Little Brown), propõem um método rápido para conhecer o candidato: observar como ele atravessa a rua. Há, de acordo com os autores, cinco estereótipos:

O toureiro. Arrojado, circula sem medo por entre os carros, táxis e ônibus, mesmo que os motoristas não deem sinal de que vão parar. Também não olha para os semáforos vermelhos nem respeita a faixa de pedestres. Além de ser bom como empreendedor, destaca-se em vendas e finanças.