Quando tem oportunidade de falar sobre as estratégias que as empresas adotam, Chris Zook não se faz de rogado –especialmente, se for para discutir as razões do sucesso e a possibilidade de ele ser mantido. Há mais de 20 anos esse economista de formação vem realizando pesquisas para determinar com a maior precisão possível as razões que levam algumas companhias a conquistar esse objetivo invejável, enquanto outras apenas cumprem suas metas.

Na visão de Zook, sócio da firma de consultoria Bain & Company e responsável pela área de estratégia global, a razão para que um sucesso permanente reside na diferenciação, característica única com que uma organização pode estar à frente da concorrência. Para o consultor, é preciso evitar as armadilhas da complexidade e da diversificação, focar decididamente o negócio central da empresa e construir, em torno dele, um modelo replicável. As estatísticas parecem confirmar esse pensamento: uma de suas pesquisas mais comentadas demonstra que nove em cada dez companhias que apresentaram desempenho superior por pelo menos uma década se concentraram em seu principal negócio e não diversificaram sua atividade. Nesta entrevista, Zook faz uma reflexão sobre o tema.

Quando e por que vocês decidiram rea-lizar uma pesquisa sobre o sucesso que permanece no tempo?