Faz mais de 20 anos que a firma de consultoria Great Place to Work Institute elabora rankings das melhores empresas para trabalhar. O mais famoso deles, publicado anualmente pela revista Fortune, concentra-se nas companhias norte-americanas, mas o levantamento ultrapassa as fronteiras dos Estados Unidos e alcança 40 países entre Europa, Ásia e América Latina –o Brasil inclusive. Os analistas que fazem a classificação se baseiam nas diretrizes originadas de uma extensa pesquisa feita por Robert Levering, cofundador e cochairman da empresa, e Milton Moskowitz em 1984, publicada no livro The 100 Best Companies to Work for in America.

Com uma experiência pessoal marcada por ambientes de trabalho ruins, Levering se surpreendeu quando descobriu que existiam bons empregos, embora acredite que ainda são mais exceção que regra. “O mundo seria melhor se confiássemos nas pessoasque nos contratam e se nos orgulhás-semos do que fazemos”, diz. Em entrevista exclusiva a HSM Management, Levering descreve as lições aprendidas em suas investigações.

Em seu livro Um Excelente Lugar para se Trabalhar, o sr. diz que a característica distintiva dos melhores lugares para trabalhar é a confiança entre gestores e funcionários. De que depende essa confiança? É possível incentivá-la?