O julgamento de um livro pela capa raramente é eficaz; um capítulo, na íntegra, tende a ser um instrumento de avaliação muito melhor. Com o princípio do “book excerpt”, muito praticado no mercado editorial norte-americano, a HSM passa a brindar os assinantes da HSM Experience com um capítulo inteiro dos livros lançados pela HSM Editora. Miopia Corporativa, cujo capítulo 2 foi escolhido para a estreia, investiga como a negação de fatos por líderes empresariais os tem impedido de tomar decisões acertadas e propõe mecanismos que lhes permitam superar essa situação. O livro é de autoria de Richard Tedlow, considerado um dos maiores historiadores de negócios da atualidade, professor da Harvard Business School e responsável pelos cases da Apple University, além de autor de livros recomendados pela revista Business Week.

No livro States of Denial, o sociólogo Stanley Cohen cita uma passagem do romance O Planeta do Sr. Sammler, escrito por Saul Bellow. Elias, sobrinho do personagem que dá nome ao livro, é médico e está hospitalizado, depois de passar por uma cirurgia em decorrência de uma embolia. O senhor Sammler pensa com seus botões: “Elias ia morrer de hemorragia. Será que ele sabia disso? Claro que sim. Ele era médico e devia saber muito bem. Mas ele também era um ser humano e, por isso, tinha como arrumar outra maneira de enfrentar a situação. Saber e não saber ao mesmo tempo — um dos recursos mais usados pelas pessoas”.

Um recurso bastante usado pelas pessoas, como definiu Cohen, e também um dos mais enigmáticos. “A capacidade de negar é um fenômeno incrivelmente humano, quase sempre inexplicado e muitas vezes sem explicação disponível, produto da intensa complexidade de nossa condição emocional, linguística, moral e intelectual”, escreveu o estudioso.