Talvez você tenha notado que a maioria dos rankings sobre inovação difere substancialmente entre si. As listas de 2010, com as dez companhias mais inovadoras do mundo, coincidem pouco, se levamos em conta as que foram elaboradas pela Fast Company [veja HSM Management nº 87, página 100] e pela BusinessWeek, por exemplo. Só Apple, Google e Amazon estão presentes nos dois rankings, e em posições diferentes.

“Quem é realmente inovador?”, pergunta Gary Hamel, em sua coluna no blog Management Innovation eXchange. “A definição de inovação é tão confusa que nem as revistas de negócios conseguem entrar em acordo sobre o tema.” Para Hamel, tentar comparar as empresas mais inovadoras é o mesmo que confrontar os atletas mais capazes de modalidades esportivas diferentes. “Como igualar a força do jogador de hóquei Sidney Crosby com a rapidez do velocista olímpico Usain Bolt ou com o equilíbrio de Yang Wei, o melhor ginasta do planeta? Impossível”, argumenta.

Assim como os atletas, os inovadores se dividiriam em categorias –cinco delas: