Burnout, covid-19, depressão e ansiedade estão entre as doenças que foram acrescentadas e que podem acometer o trabalhador por conta do estresse psicológico, seja por gestão organizacional ou tarefas.
A lista de doenças relacionadas ao trabalho aumentou. O Ministério da Saúde divulgou, em 29 de novembro, uma atualização com 165 novas patologias que causam danos à integridade física e mental dos trabalhadores, em portaria publicada no Diário Oficial da União. Agora, são 347 doenças ocupacionais, segundo informa o G1.
Entre as patologias, estão: covid-19, distúrbios músculo-esqueléticos, alguns tipos de cânceres, o Burnout (síndrome do esgotamento profissional), ansiedade, depressão e tentativa de suicídio, conforme informações da Agência Brasil. Reconheceu-se também que o uso de determinadas drogas pode ser consequência de jornadas exaustivas e assédio moral, da mesma forma como o abuso de álcool, que já constava na lista.
A lista foi atualizada pela primeira vez desde que foi instituída, há 24 anos, e aponta doenças que podem acometer os trabalhadores por conta do estresse psicológico, seja por gestão organizacional ou pelas tarefas, de acordo com a Você RH. Os ajustes receberam parecer favorável dos ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social e passam a valer em 30 dias, acrescenta a Agência Brasil.