Os líderes mais admirados agora são os capazes de integrar vida profissional e pessoal. É o que mostra nossa pesquisa Carreira dos Sonhos, de 2016, uma ampliação do estudo Empresas dos Sonhos que a Nextview People e a Cia de Talentos vem realizando há 15 anos. Aumentando o foco, o levantamento passou a investigar as aspirações de carreira e os modelos de líderes não apenas dos jovens brasileiros, como também da média gerência e dos executivos seniores.

A maior descoberta é que os três públicos estão buscando, mais do que um equilíbrio meio a meio, uma integração entre vida pessoal e trabalho e, por isso, sentem-se inspirados por líderes que consigam fazer isso e deem o exemplo. A liderança que inspira é a que, de um lado, mostra esforço, capacidade de desenvolver pessoas e negócios, conquistas, coerência e transparência e, de outro, valoriza a vida pessoal e a saúde.

A pesquisa de 2016 deixa claro, ainda, que a hierarquia está sendo desafiada e perdendo importância. O líder inspirador não é o chefe que manda e deve ser obedecido, mas alguém autoconsciente e pronto para desenvolver pessoas e negócios, como já dito.