Em 1520, o capitão espanhol Hernán Cortés partiu da ilha de Cuba para conquistar o que hoje seria a região central do México, e impor cristianismo aos astecas. Para garantir o engajamento de seus homens no empreendimento, queimou os próprios barcos (ou afundou-os, conforme a versão). A mensagem – “não tem volta” – foi eficaz. Apesar de estarem em minoria, os espanhóis venceram o chefe asteca, Montezuma.

Esse fato de cinco séculos atrás foi recordado a HSM Management por Charlene Li, uma das mais influentes pensadoras do Vale do Silício segundo a revista Fast Company e uma das mais inovadoras em liderança, conforme a Inc. Obviamente, na revisão histórica atual, Cortés não é celebrado. Mas a analogia de Li diz respeito especificamente a líderes capazes de queimar os barcos que os trouxeram até aqui para seguir com dedicação plena um novo caminho do crescimento significativo.

Assim como vemos profissionais diferentes surgindo – “T-shaped”, multicarreiras, veremos líderes diferentes com mindset de disrupção, tema do novo livro de Li. Eles sabem que crescer exige mudanças radicais e arriscadas, mas também trabalhosas e lentas.