“Em liderança, o controle é fundamental. Se perco o controle desses multimilionários no vestiário, estou encrencado. Mas, se algum jogador falta com a disciplina, é um homem morto.” Faz duas décadas que Sir AlexAlex Ferguson, treinador e manager do Manchester United, domina todos os aspectos do jogo e do treinamento, além da compra e venda de jogadores, do clube de futebol mais rico do mundo, segundo o ranking 2009 da revista Forbes –fato extraordinário em um ambiente em que os treinadores podem durar menos de uma temporada à frente de uma equipe se não conseguem os resultados esperados.

Em 2009, o jornal The Times escolheu Ferguson como o homem mais influente do esporte britânico. Aos 67 anos de idade, já venceu mais campeonatos que qualquer outro treinador do futebol inglês. “O sucesso do controle é o que se busca como gestor. É muito difícil controlar se você não é bem--sucedido; em geral, isso significa o fim de nosso trabalho.”

O controle é, para Ferguson, uma das três qualidades mais importantes da liderança. As outras duas são saber administrar a mudança e ser observador para detectar perigos e oportunidades. David Gill, presidente do Manchester United, afirma que o clube é “muito dependente de Sir Alex” e que quem for sucedê-lo saberá “que poderá não ser tão bem-sucedido como ele.