Como o leitor classificaria uma época em que o líder exemplar dos jovens vem de reality shows televisivos que estimulam a hipercompetição e cujo bordão é “Você está demitido”? O consultor de empresas César Souza, experiente executivo internacional da Odebrecht, escolheu caracterizá-la como “época de escassez de líderes” e ainda lhe acrescentou um complemento: “e dos ultrapassados modelos de liderança”. Segundo ele, o líder em vigência ainda é, basicamente, o mesmo do pós-guerra do século 20.

Porém Souza não fica de braços cruzados diante dessa constatação. Como sua aposta é na geração de líderes Y para mudar o quadro, ele tem um plano para influenciá-los positivamente. Já começou a gravar, por exemplo, a primeira série sobre liderança produzida para a TV brasileira, Líderes em Ação, que será exibida pela ManagemenTV, da HSM do Brasil, em oito episódios, e deve estrear em outubro.

Na entrevista a seguir, concedida com exclusividade a Adriana Salles Gomes, editora-executiva de HSM Management, Souza antecipa alguns dos conceitos que serão vistos na TV, destruindo os cinco mitos da velha liderança e colocando em seu lugar cinco características que ele encontrou em uma análise de 1.200 líderes notáveis dos mais diversos contextos.