Liderança é um tema gasto –talvez o mais discutido no mundo da administração atualmente–, a ponto de ninguém saber quanto material já foi produzido. E talvez exista quase o mesmo número de especialistas no assunto. Líderes e seus desafios sempre mereceram atenção. O registro mais antigo é a Epopeia de Gilgamesh, que conta a trajetória de um rei sumério que, no século 26 a.C., transformou seu reino, Uruk, em potência. O tema aparece em relatos religiosos, mitos gregos e dramas de Shakespeare.

Todo mundo tem um “guru” favorito nessa área, e o meu é Warren Bennis, professor da University of Southern California, meu amigo e mentor e, segundo a revista BusinessWeek, um dos dez maiores conhecedores do assunto no mundo. A Forbes o definiu como “decano dos ‘gurus’ em liderança” e o Wall Street Journal o colocou entre os dez palestrantes mais disputados na área de gestão. E ele é autor de 30 livros e inúmeros artigos.

Warren não entende apenas de liderança, mas também de líderes. Consultor de quatro presidentes norte-americanos e de inúmeros executivos, é provável que tenha tido mais contato com líderes de organizações influentes do que qualquer outro especialista. Também ocupou cargos importantes, como a presidência da University of Cincinnati antes da união com a University of Southern California, em 1982, ocasião em que eu, um jovem professor-assistente, o conheci.