Quando as pessoas pensam em grandes estrategistas de negócios, logo imaginam executivos com pós-graduação ou empreendedores ousados que conduzem suas empresas na direção do crescimento constante e da lucratividade. Este artigo pressupõe que grandes estrategistas podem não fazer parte do cenário tradicional do mundo dos negócios, mas ser artistas pop, como Lady Gaga. Por meio de cinco dimensões –visão, compreensão dos clientes e do setor de atividade, valorização das competências e enfrentamento das fraquezas, implementação consistente e renovação contínua, Lady Gaga tem assegurado uma carreira de sucesso e serve de exemplo para organizações e profissionais das mais diversas áreas de atuações.

Em 2010 ela foi escolhida “Artista do Ano” pela revista Billboard, apenas um ano depois de ter aparecido na lista da revista Time como uma das figuras mais influentes do ano. Mais de 1 milhão de fãs assistiram em 2011 a seu show BornThisWay, que registrou faturamento de cerca de US$ 170 milhões, e seu álbum de mesmo nome foi o mais vendido em todo o mundo. Em meados de 2012, nove músicas suas já haviam alcançado a marca dos 2 milhões de downloads pagos nos Estados Unidos. Seu nome: Lady Gaga.

Como ela obteve um sucesso dessa magnitude? Pesquisamos e podemos afirmar que, se Lady Gaga fosse uma empresa, a resposta seria esquematizada em cinco dimensões estratégicas, importantes para alcançar o sucesso em qualquer área de negócios.