O fato de Konrad Adenauer ter nascido em 1876, em pleno imperialismo, não o impediu de desenvolver uma visão política vanguardista e conciliadora. Advogado e economista de profissão, natural da cidade de Colônia, Alemanha (da qual foi prefeito entre 1917 e 1933), Adenauer é figura central na recuperação política, econômica e moral de seu país no pós-guerra e em sua reinserção entre as nações europeias.

A oposição que fez aos nazistas, no poder desde 1933, provocou sua destituição da prefeitura —e ele foi preso por diversas vezes entre 1934 e 1944. Ao terminar a guerra, sua reputação de homem conservador, democrata e francófilo, assim como de bom gestor, livre da suspeita de colaboracionismo, converteu-o em um líder-chave no novo cenário político.

Em 1948, Adenauer assumiu a presidência do Conselho Parlamentar, órgão fundado com o intuito de elaborar a Constituição de uma futura república alemã que unisse as zonas ocupadas pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França. Foi quando se tornou presidente da recém-formada União DemoDemocratastã e ganhou sua primeira eleição, sendo nomeado, em 1949, chanceler da referida zona, agora República Federal da Alemanha (RFA), ou Alemanha Ocidental.