Você sabe o que é hiperverticalização? De acordo com o empreendedor digital Jeff Fluhr, as plataformas horizontais, como Craigslist e LinkedIn, vão dar lugar, cada vez mais, a especialistas verticais capazes de ir mais fundo para resolver problemas bastante específicos. Para potenciais empreendedores, Fluhr apresenta quatro recomendações:

1. Quanto mais vertical, melhor: A hiperverticalização traz foco e possibilita que as empresas simplifiquem sua mensagem de marketing, desenvolvam produtos sob medida e aprimorem seus esforços de construção do negócio. Para uma startup, esse foco representa uma vantagem significativa, pois permite que a empresa canalize sua energia a uma área estreita em vez de atirar em várias direções ao mesmo tempo. Uma vez que a startup alcance uma posição dominante em um mercado hipervertical, pode estender sua atuação para segmentos adjacentes.

2. Identifique um mercado com alta taxa de repetição de uso: Esse tipo de mercado conta com um alto LTV, ou lifetime value, que é o valor gerado pelo cliente ao longo do relacionamento dele com a empresa. Isso permite à empresa dispor de mais dinheiro para conquistar clientes no curto prazo, o que, por sua vez, abre caminho para o crescimento do mercado. No longo prazo, um alto LTV leva a um negócio mais lucrativo.