Por que algumas companhias são capazes de conceber, criar e colocar no mercado produtos inovadores e lucrativos constantemente, enquanto tantas outras têm dificuldades? Não se trata dos recursos investidos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Afinal, o estudo Global Innovation 1000 tem demonstrado que não há relação estatisticamente significativa entre desempenho financeiro e gastos em inovação, tanto em termos de recursos totais como medidos por percentual de faturamento.

O que importa, na verdade, é a combinação de talento, conhecimento, estruturas de equipe, ferramentas e processos –ou seja, as habilidades– que as empresas bem-sucedidas reúnem para viabilizar seus esforços de inovação e criar produtos e serviços que possam entrar no mercado com sucesso.

A edição relativa a 2009 do Global Innovation 1000, nosso sexto relatório, analisa os sistemas de habilidades que os maiores inovadores reuniram para executar estratégias de inovação diferenciadas e as maneiras como alinharam essas habilidades a suas estratégias de negócio gerais. Inovadores que chegaram a esse estágio de coerência superam seus rivais em várias métricas financeiras constante e significativamente.